VOLTAR

Jesuítas da colonização davam castigos a índios como cura gay

Paulopes paulopes.com.br
03 de Ago de 2017

Quando chegaram ao Brasil, os jesuítas ficaram espantados ao ver tanta gente sem roupa.

Eles ficaram horrorizados quando perceberam que havia índios homossexuais e que isso era aceito com naturalidade pelas tribos.

Com o apoio do governo português - naquela época Estado e Igreja se mesclavam -, os jesuítas vestiram os índios e impuseram castigos aos homossexuais, no que hoje seria chamado de cura gay.

Os padres impuseram aos índios homossexuais surras no tronco, trabalho forçado, casamento arranjado com não índias e vigilância permanente.

Houve casos de índios que morreram por não aguentar os castigos físicos.

O relato da repressão dos índios gays do Brasil está no livro Gay Indians in Brazil: Untold Stories of the Colonization of Indigenous Sexualities ("Índios gays no Brasil: As histórias não contadas da colonização das sexualidades indígenas"), dos antropólogos brasileiros Estevão R. Fernandes e Barbara M. Arisi.

O livro tem sido um dos mais vendidos na Amazon, e os autores vão traduzi-lo para o português.

Gay Indians in Brazil foi publicado pela editora Springer e escrito a partir da tese de doutorado que Fernandes defendeu na Unb e da pesquisa de campo feita por Arisi

Fernandes resolveu abordar o assunto por ter ficado instigado com o fato de haver poucas informações acadêmicas sobre os indígenas homossexuais.

Ele observou que a homossexualidade dos índios não é discutida até hoje sequer pelos movimentos indígenas.

"O livro não é tanto sobre a 'homossexualidade indígena', mas mais sobre esses silenciamentos."

Arisi, que estudou in loco os índios Matis, na Terra Indígena Vale do Javari (AM), tem um exemplo sobre como se processa a invisibilidade da sexualidade dos índios.

Ela escreveu um artigo sobre a curiosidade dos índios sobre o sexo dos brancos mostrado em filmes de pornografia, mas foi censurada pelo Museu do Índio por causa do título do texto: "A vagina sovina".

"Trata-se de um termo comum entre os falantes de língua do tronco Pano", disse.

Fernandes afirmou que até hoje ocorre na sociedade brasileira o que houve na colonização.

"De um lado, há a Igreja impondo seu padrão moral e, de outro, o Estado apoiando uma modelo de família e de sexualidade que se enquadra em um ideal de civilização."

Com informação do site Racismo Ambiental e outras fontes e foto de parte da capa do livro.

http://www.paulopes.com.br/2017/08/jesuitas-aplicavam-cura-gay-aos-indi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.