VOLTAR

Jayme critica ação de desocupação de terra indígena em MT

Agência Senado - http://www12.senado.gov.br/
14 de Dez de 2012

Jayme Campos (DEM-MT) protestou contra a forma como estão sendo retirados agricultores e as famílias deles, cerca de 7 mil pessoas, da terra indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. O senador disse que estão havendo confrontos entre posseiros e policiais na gleba Suiá Missú.

- Dez pessoas saíram feridas. A qualquer agressão por parte das forças legais corresponderá, inevitavelmente, uma reação violenta da comunidade. Pela manutenção da conquista de uma vida inteira de trabalho, esses produtores rurais estão dispostos a matar e a morrer - alertou.

O desalojamento ocorre por uma decisão da Justiça que visa assegurar as terras, com cerca de 165 mil hectares, aos índios xavantes. Para evitar mortes, Jayme propõe a suspensão temporária da remoção dos agricultores e defende alterar a Constituição que permita ao Senado deliberar sobre demarcação de terras indígenas.

- Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio que respeite as conquistas dos colonos e garanta a integridade cultural da nação xavante - declarou.

http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/12/14/jayme-cri…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.