VOLTAR

Investimentos em vez de transposicao

JB, Informe JB, p.A4
30 de Jan de 2005

Investimentos em vez de transposição
Melhor aproveitar a água onde ela já existe, através de recursos para programas de desenvolvimento e irrigação do que promovera transposição das águas do rio São Francisco, ao custo estimado de R$ 4,5 bilhões, na opinião do governador baiano Paulo Souto (foto), detentor, em seu território, de boa parte da água a ser transportada. "Quanto a isso, não somos egoístas", concede. São 8 milhões de hectares de terras que podem ser aproveitadas economicamente nos
estados da bacia, e neles vários projetos de irrigação estão paralisados por falta de investimento. Em sua opinião, não é possível ignorar a realidade e adotar o projeto sem uma ampla discussão técnica. Lembrou que, embora a calha do São Francisco seja federal, 80% da água provêm de rios estaduais, e o projeto não prevê compensações para a bacia doadora. Contra o projeto nos termos em que está colocado, Souto lembra que em muitas áreas o problema não é falta de água, mas de investimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.