VOLTAR

Instituto qualifica mais instrutores

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
29 de Jun de 2011

As ações de combate a incêndios florestais são comuns nesta época do ano. E para qualificar a turma toda que apaga o fogo, o Instituto Chico Mendes tem ampliado frequentemente o seu roll de instrutores. O ICMBio conta atualmente com 47 instrutores mas o número ainda é reduzido. "Essa equipe não consegue atender a demanda de 102 cursos que realizamos em média por ano no país", explica o coordenador de Emergências Ambientais, Christian Berlink.

Uma nova turma de instrutores passará por qualificação no período de 4 a 16 de julho. Eles farão o Curso de Formação de Instrutores de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que acontecerá na Acadebio, na Flona de Ipanema, em Iperó/SP.

Do total de participantes, 25 - a maioria - são do ICMBio, cinco alunos são da Fundação Nacional do Índio, três do Ibama e dois do Corpode Bombeiros de Goiás. O objetivo é torná-los aptos para ministrar uma série de conteúdos a novos brigadistas a serem formados nas próximas turmas, previstas para começar a partir de agosto.

Com isso a turma do Instituto apta para capacitar os brigadistas passará para 72. A parceria com a Funai se dá em virtude de ações no combate efetivo ao fogo em UCs limítrofes a Terras Indígenas. "Capacitando esses instrutores da Funai, eles nos ajudarão na interlocução com os índios, ensinando-os a fazer queima controlada e aceiros, por exemplo, evitando com isso incêndios de grandes proporções", frisa Berlinck.

Já a parceria com o Corpo de Bombeiros de Goiás se deu em virtude de ações conjuntas de combate a incêndios ocorridos ano passado nos Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas. O Ibama atua com suas Brigadas nos Munícipios Críticos e atua conjuntamente com o ICMBio quando necessário.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1381-instituto-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.