VOLTAR

Índios recebem trinamento do Ibama

Correio da Paraíba (João Pessoa - PB)
25 de Jul de 2000

Mais de 20 jovens da aldeia São Francisco, da Baía da Traição, estão re­cebendo treinamento sobre preservação da área flores­tal e combate à incêndio. O curso foi solicitado pela pró­pria aldeia por conta do sério problema de queimadas que vêm acontecendo na região. O curso está sendo preparado pela equipe da Polícia Florestal, Corpo de Bombeiros e pessoal do Ibama. Segundo explica Maria Solange, coordenadora do Núcleo de Educação Ambi­ental do Ibama, o objetivo é repassar ao povo indígena as principais técnicas para evitar o alastramento do fogo, além da parte educa­tiva sobre a importância da preservação florestal.
"Como o fogo faz parte da cultura indígena, mui­tas vezes eles não sabem direito onde podem fazer uma fogueira e se aconte­cer do fogo se espalhar eles não sabem como controlar. Então o curso é para isso, e o mais importante é que partiu de um a iniciativa dos próprios índios que viam o problema e não sa­biam como resolver", afir­mou a coordenadora.
O curso está dividido em partes teóricas e práti­cas. O conteúdo teórico está sendo repassado na Espep (Escola Pública do Estado da Paraíba). Para a parte prá­tica, os alunos receberão o treinamento na Mata do Amem. O Corpo de Bombei­ros estará providenciando uma simulação para que os jovens possam exercitar na prática o esquema teórico.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.