VOLTAR

Índios prendem funcionário da Funai em MS

O Estado de S. Paulo-SP
Autor: JOÃO NAVES DE OLIVEIRA
10 de Out de 2001

Mais de 200 índios guarani-caioás estão mantendo como refém o funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai), José Nairton, desde a madrugada de ontem. Eles ocupam há dois anos a Fazenda Brasília Sul, em Juti, distrito de Dourados, a 200 quilômetros de Campo Grande.
Por volta de 7 horas, os índios expulsaram 26 famílias que moram na propriedade. Elas estão abrigadas na casa de parentes. Funcionários da fazenda informaram que os indígenas também destruíram a sede do imóvel e não deixaram que os moradores levassem qualquer objeto.
Segundo o chefe da Funai em Dourados, Jonas Rosa, a revolta ocorre porque o proprietário da fazenda ganhou liminar na Justiça, recuperando a fazenda e ordenando o despejo dos índios. Rosa está negociando a libertação do refém, e poderá fechar acordo hoje, entregando aos índios 300 quilos de alimentos.
Entretanto, os indígenas dizem que o refém só será libertado quando a Funai de Brasília enviar um representante.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.