VOLTAR

Índios pataxós ocupam área no sul da Bahia

OESP
06 de Jun de 2006

Salvador, 05 - Depois de manterem funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) como reféns e interditarem uma rodovia por mais de 12 horas na semana passada, os índios pataxós da Aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, ocuparam na manhã do domingo uma área de 20 mil hectares pertencente à empresa Brasil Colônia. A área fica às margens da rodovia BR 367 que liga Cabrália a Porto Seguro.

Os líderes da invasão dizem que 900 famílias de pataxós vivem numa área restrita de 77 hectares e precisam de mais espaço inclusive para construir casas com ajuda do governo federal. Dizem que só saem do local no caso do governo arranjar um terreno maior para eles habitarem. Diretores da Brasil Colônia alegam que os pataxós ocuparam uma área destinada a preservação ambiental e vão entrar com um pedido de reintegração de posse na Justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.