VOLTAR

Índios invadem segunda fazenda em Mato Grosso do Sul

Canal Rural- http://www.canalrural.com.br
15 de Jun de 2016

Uma nova fazenda foi invadida na manhã desta quarta, dia 15, por índios da etnia Guarani-Kaiowá, em Caarapó, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. A Fazenda Novilho também faz divisa com aldeia e produz soja.

Segundo o major Humberto Matos, comandante do 9o Subgrupamento de Bombeiros Militares de Caarapó, o clima é bastante tenso na região e os bombeiros aguardam o posicionamento das autoridades para a reintegração de posse.

Nesta terça, dia 14, um conflito armado envolvendo indígenas e fazendeiros em Caarapó deixou um morto e seis feridos. A fazenda Yvu foi invadida no último domingo, dia 12, e já tem a reintegração de posse determinada pela Justiça.

O guarani-kaiowá e agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos, morreu no local. De acordo com relatos do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e do Instituto Socioambiental (ISA), um grupo de 70 fazendeiros se aproximou do local em caminhonetes, motocicletas e um trator e atiraram. Fugindo dos tiros, os indígenas correram para dentro da reserva e áreas próximas.

A Federação da Agricultura de Mato Grosso emitiu nesta quarta-feira uma nota ofical lamentando o episódio e cobrando do poder público soluções para os conflitos envolvendo a questão fundiária no estado. Veja a íntegra da nota:

"A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) lamenta a morte do indígena Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, de 26 anos, ocorrida nesta terça-feira, dia14, em Caarapó (MS), bem como as agressões sofridas pelos policias militares que se deslocaram até o local com a finalidade de apoiar a equipe do Corpo de Bombeiros.

Estes fatos registram mais uma vez o impasse da questão fundiária em Mato Grosso do Sul, que dura décadas, e a necessidade de uma solução efetiva por parte do Governo Federal.

É necessária uma atuação direta do Poder Publico para fornecer uma solução definitiva ao conflito, que atingiu níveis de insuportabilidade e insegurança jurídica. Solução esta que resguarde os direitos dos produtores rurais, que adquiriram as áreas de forma legítima, tanto para este caso quanto para as 110 propriedades invadidas em Mato Grosso do Sul.

A situação instalada na região sul do estado causa grande preocupação à Federação, que tem se esforçado, ao longo dos anos, na proposta de viabilizar uma alternativa para este triste cenário entre produtores rurais e a população indígena."

http://www.canalrural.com.br/noticias/mercado-e-cia/indios-invadem-segu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.