VOLTAR

Índios invadem área da Vale em Carajás

JB, Economia & Negócios, p. A20
02 de Nov de 2005

Índios invadem área da Vale em Carajás

JEB BLOUNT
Da Bloomberg News

Os 280 índios da comunidade Xikrin, que invadiram no último domingo a vila residencial dos funcionários da Vale do Rio Doce em Carajás, no Pará, voltaram ontem para suas aldeias. De acordo com o presidente da Vale, Roger Agnelli, os indígenas cobravam ajuda financeira. Segundo informações da empresa, alguns dos invasores estavam armados e pintados para a guerra.
Nos últimos meses, a Vale vem sofrendo com as invasões indígenas em suas instalações, como a interrupção do trânsito em ferrovias. Segundo a empresa, já houve pedidos de índios para a compra de carros de luxo, avião bimotor e contratação de determinadas empreiteiras para construção de casas para a tribo acima dos valores de mercado.
- Eles invadem nossa terra e fazem demandas como se nós fôssemos o governo, mas nós não somos. Nós fazemos muito para ajudar as comunidades locais, ninguém faz mais, mas nós não podemos prover todas as suas necessidades ou concordar com todas as suas ameaças - afirma Agnelli.
Segundo a Vale, antes de voltar para a reserva, os índios ameaçaram invadir as minas em Carajás, caso não fossem atendidos. Mas desistiram e deixaram as terras da empresas às 5h de ontem.
Este ano, a Vale do Rio Doce gastou R$ 19 milhões em programas sociais para tribos no Pará e no Maranhão. A empresa alega ter destinado, somente para a comunidade Xikrin, cerca de R$ 6 milhões.

JB, 02/11/2005, Economia & Negócios, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.