VOLTAR

Índios fazem funcionários da Funai reféns

FSP, Brasil, p. A10
22 de Mai de 2008

Índios fazem funcionários da Funai reféns

Da agência Folha

Quatro servidores da Funai foram rendidos por índios e levados a uma aldeia próxima ao município de Avaí (367 km de São Paulo). Para a Polícia Militar e a Funai, eles não foram feitos reféns. Os índios e um dos funcionários do órgão disseram que os servidores foram impedidos de sair da aldeia.
Os índios guarani, krenaki, kaingang e terena são contrários à transferência da sede da Funai de Bauru, interior paulista, para Itanhaém, litoral sul de SP.
Dos quatro funcionários, três são índios. Um deles já foi liberado.
Anteontem, cerca de 200 índios bloquearam a rodovia SP-294, na entrada de Avaí, região de Bauru. Eles pediam a presença de um representante da Funai. O chefe de serviços de administração do órgão na região, Arnor de Oliveira, foi lá e propôs uma comissão. "Eles não aceitaram e me levaram para a aldeia. Eles não me deixam sair até o presidente da Funai falar com eles", disse Oliveira, de um celular. A Funai afirmou que uma reunião deve ser agendada em Brasília.

FSP, 22/05/2008, Brasil, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.