VOLTAR

Índios em terapia ocupacional

A Crítica-Manaus-AM
16 de Mar de 2003

A Casa de Saúde Indígena de Manaus (Casai), que atende mensalmente a 180 índios de várias etnias da Amazônia para encaminhamentos médicos, está oferecendo aos mesmos oportunidades de geração de rendas. Por meio do Programa de Terapia Ocupacional, índios das tribos Tukano, Kuripaco e Rupde contam agora com atividades de produção de artesanatos, elaborados de acordo com a cultura, habilidades e criatividade de cada artesão, e com matérias-primas disponibilizadas pela Casai e coletadas da própria natureza. O Programa está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre Ministério da Saúde/Funasa e o Instituto de Desenvolvimento de Atividades de Auto-sustentação das Populações Indígenas (Indaspi).

Numa programação organizada conforme os interesses e preferências dos grupos indígenas, o projeto já mostra que está dando certo e até recebeu encomendas. A Pró-reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), solicitou 140 peças artesanais dos índios, para atender ao 19o Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, que será realizado em Manaus, no mês de maio. Para a assistente social Sheila Menezes que coordena o programa, a solicitação da UFAM impulsiona e estimula a criação artesanal na Casai não só como atividade de terapia ocupacional, mas também incentiva a produção como fonte geradora de renda para o próprio artesão.

Além da produção artesanal, outras atividades ocupacionais estão sendo oferecidas, como corte e costura, tapeçaria, apresentação de vídeos, dominó, futebol, acompanhamento escolar e os passeios em grupos pela cidade. Todas as atividades são acompanhadas por técnicos experientes e que respeitam os limites e possibilidades de cada índio.

"Criando na Casai"
O Indaspi, organização não-governamental (ONG) que desde 1997 vem atuando com populações indígenas, ainda apresentará este ano para os hóspedes da Casai, o Projeto "Criando na Casai" que pretende não só estimular a participação dos grupos, mas também oferecer cursos que promovam a interação social e cultural entre as etnias através do desenvolvimento de habilidades artesanais.

O "Criando na Casai" possui uma concepção inovadora que propõe a realização de ações para estimular a criação artesanal e ampliar os conhecimentos através do aprendizado de novas técnicas e diferentes usos dos recursos naturais conhecidos pelos índios, além da aplicação de outros recursos até então não utilizados por algumas etnias.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 656-6912 e 656-6947, ou no site www.indaspi.com.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.