VOLTAR

Índios e policiais entram em confronto na Câmara

FSP, Poder, p. A9
19 de Out de 2017

Índios e policiais entram em confronto na Câmara

ANGELA BOLDRINI
DANIEL CARVALHO
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

Indígenas kaingang, da região Sul do país, e policiais legislativos entraram em confronto no final da manhã desta quarta-feira (18) na porta de um dos anexos da Câmara dos Deputados.
A confusão começou quando, armado com uma lança, um índio correu em direção à porta de vidro do anexo 3 da Câmara. Outros índios arremessaram pedras e objetos.
A polícia legislativa reagiu com bombas de efeito moral e spray de pimenta.
Um policial disparou spray no momento em que havia uma criança diante da porta.
Um índio foi detido, segundo a polícia, por jogar pedras. Os indígenas negam e dizem que ele foi detido sem razão.
Os índios foram à Câmara por causa de uma audiência pública sobre produção agrícola indígena. O encontro foi promovido pela FPA (Frente Parlamentar Agropecuária).
Eles são contra o arrendamento de terras indígenas. Dizem que isso permitiria a posse da terra por não-indígenas.
"Nós somos oposição a esse arrendamento, porque ele é da bancada ruralista. Se regularizar, nós vamos perder o nosso direito a terra garantido na Constituição, afirma o líder Kretã Kaingang.
Ao menos uma porta de vidro e três carros estacionados diante do prédio foram quebrados.
Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) repudiou a "truculenta decisão da Frente Parlamentar Agropecuária -bancada ruralista- de realizar,[...] uma audiência pública para supostamente 'debater a produção agrícola indígena'. [...]".

FSP, 19/10/2017, Poder, p. A9

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/10/1928031-indios-e-policiais-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.