VOLTAR

Índios e governo avançam acordo

Diário Catarinense (Florianópolis - SC)
15 de Mai de 1997

Os Xokleng, que estão acampados em frente a Assembleia Legislativa, conseguiram acordo com o governo para o início de algumas obras na reserva Duque de Caxias. O cacique Aniel Priprá afirmou que gostaria que o protocolo de intenções fosse cumprido, mas que apesar disso ficou um pouco satisfeito com um resultado. Na mesma audiência em que esses pontos foram decididos, ficou estabelecido o compromisso do governo estadual em ajudar a pressionar o Ministério da Justiça a liberar recursos para melhorias na reserva de Ibirama.

Por oito votos a um, foi decidido que os quatro jovens acusados de matar um índio Pataxó Hã-Hã-Hãe terão um julgamento comum. Um grupo de quarenta índios Pataxó, Xavante, Terena e Pankararu entrou no plenário pintado de preto e vermelho pedindo por justiça. Além disso, a professora guarani Edna Silva de Souza Machu'y criticou as investigações sobre os índios Guarani Kaiowá que foram encontrados mortos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.