VOLTAR

Índios devolvem à PF material confiscado de equipe da TV Record no MS

Portal Imprensa - portalimprensa.uol.com.br
03 de Set de 2008

Na tarde da última terça-feira (02), um funcionário da Funai (Fundação Nacional do Índio) devolveu na superintendência da Polícia Federal (PF) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o material da equipe de reportagem da MS Record confiscado por índios Terena.

Enquanto gravavam uma matéria sobre a desocupação da fazenda Petrópolis - do ex-governador do estado Pedro Pedrossian, na cidade de Miranda - o repórter Edson Godoy, o repórter cinematográfico Cleiton Bernardi e o auxiliar Erick Machado sofreram uma tentativa de agressão por cerca de 300 indígenas, que confiscaram fitas com material gravado e as baterias das câmeras.

Com medo de serem indiciados pelo por roubo, ameaça e dano ao patrimônio particular, os índios não permitiram que os caciques das aldeias Babaçu e Cachoeirinha fossem pessoalmente à PF devolver o material, que foi entregre pelo funcionário da Funai Edson Fagundes.

Uma das condições impostas pelos índios para a devolução dos equipamentos por Fagundes - que trabalha há cinco anos com a etnia - era que não fosse gravada nenhuma imagem durante a entrega e que ele não fosse entrevistado.

Entretanto, Otacilio Dellapace, delegado da PF, não reconheceu o acordo e permitiu a gravação, além de fotografar ele próprio as cinco fitas de vídeo e as seis baterias recuperadas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.