VOLTAR

"Índios demoraram 500 anos para abrir os olhos", diz líder em reunião no Acre

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/
21 de Fev de 2013

Líderes indígenas do Estado do Acre reuniram-se na Assembleia Legislativa do Acre para debater políticas públicas.

RIO BRANCO - "Há animais que passam sete dias para abrir os olhos, acredito que os índios demoraram 513 anos para abrir os olhos e só agora buscamos ser representados na política por indígenas de fato", comentou o líder indígena Manoel Kaxinawá sobre a situação política indígena.

Líderes indígenas de todas as regiões do Estado do Acre reuniram-se nesta quarta-feira (20) no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para debater políticas públicas indígenas.

O encontro foi promovido pelo Movimento de Mulheres Indígenas do Acre. O governador em exercício, César Messias, participou do evento, como representante do Executivo.

Manoel Kaxinawá contou que nas últimas eleições os indígenas conquistaram sete vagas de vereadores em municípios com etnias. São eles: Mâncio Lima, Santa Rosa, Jordão e Tarauacá.

A representante do Movimento Indígena das Mulheres, Letícia Yawanawá assegura que reuniões como essa deverão continuar em todo o Estado para unir ainda mais as proposições dos povos indígenas. "Nós só vamos nos manter fortalecidos se tivermos a união de homens e mulheres indígenas", completou Letícia Yawanawá.

César Messias ressaltou que o evento se destacou porque mostrou o poder de mobilização dos indígenas. "Principalmente porque a reunião discutiu políticas públicas, deixando de lado a bandeira do partidarismo", destacou

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/amazonia/indios-demoraram-500…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.