VOLTAR

Índios da Raposa concluem curso de informática

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
25 de Nov de 2008

A Universidade Virtual de Roraima (Univirr) certificou no ultimo sábado (22), um grupo de 22 professores da escola estadual indígena José Viriato, na comunidade da Raposa I, no município de Normandia. Eles concluíram o curso de informática para multiplicadores, com carga horária de 40 horas no sistema operacional Linux Básico.

O curso ocorreu no laboratório de informática da própria escola e foi ministrado por técnicos da Univirr.

A partir da capacitação os professores com melhor desempenho vão ser os responsáveis pela extensão do curso de informática para todos os alunos da escola e as pessoas da comunidade.

De acordo com o professor Adejamo Moreira Abadi, diretor da Univirr, o curso para a comunidade e os alunos da escola já está em andamento e vai beneficiar a todas as pessoas interessadas em aprender a informática.

"Três destes professores que obtiveram um excelente rendimento já estão repassando os conhecimentos aos seus alunos e a comunidade. Esta é uma solução eficaz que está diminuindo drasticamente o índice de analfabetismo digital em Roraima", frisou.

Os cursos para a comunidade e o alunado da escola terão a duração de sessenta horas e também serão no Sistema Linux Básico. O laboratório funciona nos três turnos com capacidade para atender 60 pessoas ao dia.

O tuxaua da comunidade da Raposa I, Gabriel Sarmento, ressaltou a importância da informática para os estudantes e os membros daquela comunidade como um fator de desenvolvimento e inserção na sociedade.

"Não é porque estamos distantes que temos que estar isolados. Os nossos filhos e a nossa comunidade também têm interesse em aprender. Desta forma queremos agradecer o empenho do governo do Estado em nos oferecer estes cursos", agradeceu.

A Univirr se aproxima da meta estipulada para o ano de 2008, que é entregar cerca de 20 mil certificados em todos os municípios do estado. Em 2007 foram atendidas 10 mil pessoas em todos os municípios de Roraima. Para aumentar a capacidade de atendimento às comunidades já são mais de 180 laboratórios espalhados por todo o Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.