VOLTAR

Índios apóiam presença do Exército em área, diz Jobim

FSP, Brasil, p. A13
13 de Dez de 2008

Índios apóiam presença do Exército em área, diz Jobim

Da Folha online, no Rio
Da sucursal do Rio

O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse ontem que as comunidades indígenas da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima, apóiam a presença do Exército na região. Jobim acusou ONGs (Organizações Não-Governamentais) de espalharem o discurso de que a presença militar na localidade inflamaria os índios, elevando o clima de tensão na reserva.
"Esse discurso de que a presença das Forças Armadas dentro da circulação das reservas indígenas é prejudicial é um discurso de ONGs. Isso não é um discurso de índio. Índio não pensa assim", afirmou Jobim, após seminário sobre a concessão de aeroportos, no Rio.
Jobim ressaltou que conhece a fundo as reservas indígenas do país, devido ao seu trabalho à frente do Ministério da Justiça, em 1995. Por isso, garantiu que os índios têm absoluta tranqüilidade em relação à presença de militares na região. "Há um motivo muito simples: 80% do efetivo do Exército amazônico é de indígenas".
Também no Rio, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que o órgão "considerou que, sempre que houver necessidade, as Forças Armadas podem entrar [na reserva], assim como também a Polícia Federal, nas matérias de sua competência".

FSP, 13/12/2008, Brasil, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.