VOLTAR

Índios acampam no Congresso

ComuniWeb
15 de Abr de 2008

Várias comunidades nativas querem saber como está a tramitação do Estatuto dos Povos Indígenas

O Acampamento Terra Livre, evento central do Abril Indígena, foi instalado, hoje, em sua quinta edição e ficará até quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios. Cerca de 800 índios são esperados para chamar a atenção dos políticos acerca dos temas ligados às reivindicações dos povos nativos.

O tema central do Acampamento Terra Livre será a análise da situação dos direitos indígenas. Serão priorizadas as discussões sobre a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas (paralisado no Congresso há mais de 13 anos) e a respeito da criação do Conselho Nacional de Política Indigenista.

Outro objetivo será avançar na consolidação da articulação do movimento indígena nacional para aprimorar o controle social das políticas públicas para os índios.

A ação na Esplanada dos Ministérios encerra o Abril Indígena, mês que se comemora o Dia do Índio (19 de abril). Neste ano, a pauta de reivindicações inclui "uma política mais clara para os povos indígenas", de acordo com um dos coordenadores-gerais do acampamento, Sandro Tuxá. "Há vários projetos de lei tramitando no Congresso que, na nossa avaliação, vão contra os direitos indígenas conquistados na Constituição Federal de 1988", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.