VOLTAR

Índio mata cacique pataxó com quem disputava o poder

O Globo (Rio de Janeiro-RJ)
09 de Jun de 1983

O cacique Pataxó Hã-Hã-Hãe, Edísio Pereira da Silva, foi assassinado ontem com uma facada no peito e outra na cabeça, pelo "vice-cacique" Higino Francisco Muniz, com quem mantinha velha rivalidade. O crime ocorreu às 7h30 da manhã na reserva de Pau-Brasil (BA). Higino foi preso pela Polícia Federal.

--
Funai atribui crime a pessoas interessadas na divisão da tribo

O presidente da Funai disse que agirá com o máximo rigor para descobrir quem motivou o crime entre os indígenas, insinuando envolvimento do Cimi com o caso.

--
Cimi classifica de 'ridícula' a insinuação do Coronel Leal

O secretário-geral do Cimi disse ontem que a insinuação do presidente da Funai é tão ridícula que não merece resposta. Ele acredita que o crime é sinal de que há crise entre o povo Pataxó hã-hã-hãe e que apenas aos fazendeiros que ocupam a reserva interessaria esta morte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.