VOLTAR

Indigenistas reagem a Bolsonaro: 'Incêndios são consequência de seu discurso'

Época - https://epoca.globo.com
27 de Ago de 2019

Indigenistas reagem a Bolsonaro: 'Incêndios são consequência de seu discurso'
Presidente afirmou que por trás das demarcações há uma tentativa de "inviabilizar" o país

Rodrigo Castro e Filipe Vidon
27/08/2019 - 16:51 / Atualizado em 27/08/2019 - 16:52

O presidente Jair Bolsonaro discutiu hoje com governadores da região da Amazônia Legal a demarcação de reservas indígenas. Durante a conversa, afirmou que por trás das demarcações há uma tentativa de "inviabilizar" o país. "Muitas reservas têm o aspecto estratégico. Alguém programou isso. Uma das intenções é nos inviabilizar", disse. Para os defensores da causa indigenista, a fala não surpreende, mas é "absurda".
"Isso se soma à sequência de declarações absurdas por parte do presidente. Dizer que as terras indígenas de alguma forma comprometem o desenvolvimento? É bom saber sobre qual tipo de desenvolvimento se fala. Se está sendo considerado um desenvolvimento com base na exportação de commodities, na exploração indiscriminada da natureza, os povos indígenas caminham totalmente na contramão", afirma o secretário adjunto do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Gilberto Vieira dos Santos.
Segundo ele, a posição do governo vem sendo reiterada desde a campanha presidencial. "Agora, não só por declarações, mas também por ações, como houve com a publicação de medidas provisórias, como a 866, e todas essas tentativas de mudança no processo de demarcação", explica.
Santos lembra também que efetivar a garantia dos territórios indígenas é uma obrigação constitucional. "O Estado brasileiro assumiu esse contrato com os povos indígenas, e cumpre ao presidente da República fazer cumprir a Constituição Federal."
O presidente Jair Bolsonaro também afirmou que se fizesse a demarcação de terras indígenas, o fogo na Amazônia acabaria em minutos. Para Márcio Santilli, assessor do Programa Política e Direito Socioambiental do ISA (Instituto Socioambiental), em Brasília, a declaração não tem sentido.
"Ele sabe, como todo mundo, que o que provoca a situação de crise que estamos vivendo não são os índios nem a terra indígena. A responsabilidade pela devastação e pelo descontrole que ocorre no território nacional é do governo e de frentes predatórias que nesse momento estão atuando livremente em toda a Amazônia", afirma.
Priscilla Schwarzenholz, da Survival Brazil, movimento global pelos direitos dos povos indígenas, garante que esse é o pior momento para os povos desde a ditadura militar. "De janeiro até agora, o número de invasões a terras indígenas e de ataques contra as comunidades aumentou drasticamente. E os incêndios que estão devastando a Amazônia nesse momento são consequência direta do discurso e das ações anti-indígenas desse governo."

https://epoca.globo.com/indigenistas-reagem-bolsonaro-incendios-sao-con…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.