G1 RO - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/04/01/i
01 de Abr de 2024
Indigenista denuncia ataque contra povo indígena Zoró em Rondônia
Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana. Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira.
Por g1 RO
01/04/2024 14h57 Atualizado há um dia
A indigenista Ivaneide Bandeira (Neidinha) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1o), para denunciar um ataque realizado contra indígenas da etnia Zoró. Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana.
Neidinha relata que a liderança do povo indígena Zoró está ameaçada e pede medidas protetivas. No vídeo ela também denuncia invasões à Terra Indígena onde o povo habita e pede fiscalização e monitoramento dos órgãos responsáveis.
Nas imagens divulgadas, é possível ver a caminhonete completamente destruída pelo fogo em uma estrada na TI Zoró, que fica localizada entre Rondônia e Mato Grosso.
Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira e que os supostos invasores estão ameaçando os povos originários. Ela pede a retirada imediata dos madereiros da região. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.
No final de 2023, a Polícia Federal fez um sobrevoou sobre a Terra Indígena Zoró e encontrou pontos de desmatamento, uma grande área de queimadas e terrenos completamente destruídos pelo fogo.
Este ano, em janeiro, um grupo de pessoas foi denunciado à Justiça Federal por atuar com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró. Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.
O g1 procurou a Funai e a Polícia Federal com questionamentos sobre o ataque sofrido pela liderança Zoró, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2024/04/01/indigenista-denunci…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.