VOLTAR

Indígenas serão beneficiados com três escolas especializadas na calha do Rio Negro

A Crítica- http://acritica.uol.com.br
26 de Mar de 2016

A Prefeitura de Manaus está construindo três escolas para indígenas na rede pública da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As unidades estão localizadas na calha do rio Negro.

Elas são as escolas indígenas municipais Yayumbwewa Rendawa Maku Arú Waimi, na comunidade Terra Preta, Kanata T-Ykua, na comunidade Três Unidos, e Puranga Pisasú, na comunidade Nova Esperança. Esta última, prevista para ser inaugurada até o final do primeiro semestre deste ano e onde serão atendidos alunos da Educação Infantil e do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental.

As novas unidades seguem o modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contarão com seis salas de aula, sala de informática, biblioteca, secretaria, diretoria, sala de pedagogo, cozinha, banheiros masculino e feminino, depósito e refeitório (centro de convivência).

As três obras foram inspecionadas pelo subsecretário de Infraestrutura e Logística, Franklin Pinto, com a equipe de engenharia, e o gerente da Educação Escolar Indígena (Geei), Rossini Maduro. "Muitas pessoas da cidade não imaginam o grande desafio que é dar andamento a essas obras nesse período de tantas dificuldades e de crise. Tivemos um período de parada técnica por questão dos movimentos das águas, quando o rio secou muito e não tínhamos como trazer o material. Mas, quando o rio voltou a encher, retomamos as obras com muita força, principalmente, na Nova Esperança", disse a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

Segundo o professor indígena Joarlison Garrido, a obra beneficiará 23 famílias da comunidade Nova Esperança e as crianças que moram em comunidades vizinhas. Para ele, a visita dos responsáveis foi um momento de comemoração, porque fica clara a preocupação da rede municipal de ensino de atender as necessidades dos moradores da comunidade.

Valorização desta modalidade

De acordo com o gerente da Educação Escolar Indígena da Semed, Rossini Maduro, a rede tem valorizado essa modalidade de educação. Maduro destacou que o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores indígenas e a retomada das obras das escolas demonstram uma preocupação do poder público em garantir a educação nas comunidades.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Manaus-Amazonas-Amazonia-Indigenas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.