VOLTAR

Indígenas recebem atendimento de saúde bucal em Rondônia

Funasa - www.funasa.gov.br
23 de Jun de 2008

Indígenas das 252 aldeias localizadas nos Estados de Rondônia, sul do Amazonas e noroeste do Mato Grosso, atendidos pela Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core/RO) recebem acompanhamento odontológico, periodicamente, nas próprias comunidades, através do Programa de Saúde Bucal.

O principal objetivo do programa, executado pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) Porto Velho e Vilhena, é garantir o acesso da população indígena às ações de saúde bucal, com atividades de prevenção, manutenção e recuperação da saúde do usuário índio, bem como atender o conceito de saúde preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Resultados
De janeiro a abril o programa distribuiu mais de 4.500 escovas, cremes e protetores de cerdas dentais nas aldeias situadas nos municípios de Porto Velho, Humaitá, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Alta Floresta.

Por meio do Programa de Saúde Bucal são realizadas palestras, escovação supervisionada e resgate de hábitos tradicionais, como a utilização de remédios da cultura de determinadas etnias.

Segundo a responsável pelo programa de saúde bucal do Dsei Porto Velho, Jorilda Monteiro, 100% da população indígena dos municípios de Porto Velho, Alta Floresta e Ji-Paraná receberam o material distribuído pelo programa (escovas, creme dental e protetor de cerdas).

Dados do Dsei Porto Velho apontam ampliação do acesso de indígenas ao serviço de saúde bucal nas comunidades atendidas pelo distrito. Em 2007, da população de 8.963 índios, 53% receberam atendimentos. Este percentual é considerado elevado pelo Ministério da Saúde, se comparado com o mesmo serviço prestado a população não indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.