VOLTAR

Indígenas promovem em Brasília plenária dedicada aos direitos das mulheres

Nações Unidas no Brasil nacoesunidas.org
27 de Abr de 2017

Indígenas organizaram na terça-feira (25) uma plenária dedicada às pautas específicas de mulheres, pela segunda vez na história do Acampamento Terra Livre (ATL), evento que está em sua 14ª edição e que reúne 3 mil indígenas de todo o país em Brasília até sexta-feira (28).

Segundo Ro'otsitsina Xavante, da Rede de Juventude Indígena (REJUIND) e integrante do Grupo de Referência do projeto Voz das Mulheres Indígenas, elas sempre se reuniram no ATL, mas esta é a segunda vez que conquistam um espaço na programação oficial. "Este é um momento de visibilidade e de fortalecimento para nós mulheres", diz.

Ro'otsitsina também conta que a participação das mulheres aumentou neste segundo ano, em especial as jovens, que estão curiosas em conhecer e participar desse empoderamento político.

A participação na programação oficial se iniciou em 2016, quando integrantes organizaram uma plenária específica para discutir e validar a Pauta Nacional das Mulheres Indígenas. A partir dali houve uma série de incidências delas em processos locais, estaduais e nacionais em conferências de políticas indigenistas e na Conferência de Políticas para as Mulheres (CNPM).

O projeto Voz das Mulheres Indígenas é realizado por lideranças indígenas e pela ONU Mulheres, com apoio da embaixada da Noruega. A iniciativa incentiva o empoderamento e a participação política em todas as esferas de decisão. Mulheres de mais de 100 povos participam do programa.

Na abertura da plenária, as organizadoras convidaram as mulheres presentes a contribuir com a pauta que será levada à Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.

"Para falar da saúde da mulher, a mulher tem que estar presente. É muito importante que as mulheres participem dessa construção com os parentes, porque só as mulheres sabem as preocupações que lhes concernem e quais são as suas especificidades", disse Kuiaiu Yawalapiti, da Associação Yamurikumã das Mulheres Xinguanas, na abertura do evento.

Entre os pontos apresentados estão a ampliação de recursos para os hospitais que atendem a população indígena, o acesso a anticoncepcionais e outras formas de prevenção da gravidez, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer de colo do útero, o atendimento às mulheres vítimas de violência, a capacitação de agentes da saúde e a qualidade da alimentação e da água para a manutenção da saúde da população indígena.

A plenária foi marcada pela busca de voz e participação das mulheres indígenas nos espaços de poder. "A mulher tem que ficar no lugar que ela quiser. Nós temos autonomia de decidir o que queremos. Vamos levantar mulheres! Vamos andar junto com os homens! Não queremos ficar atrás dos homens, queremos andar lado a lado. Queremos discutir políticas públicas voltadas para as mulheres indígenas", disse Dorinha Pankará.

A plenária foi encerrada com as mulheres em roda, numa dança em homenagem a Rosane Kaingang, importante ativista indígena e uma das fundadoras da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que morreu em outubro de 2016.

"Rosane estava à frente da sua época. Ela sempre esteve nos debates, em todas as discussões e nos espaços de tomada de decisão. Ia para o embate mesmo, se colocava. Por mais que não houvesse ainda uma diplomacia, ela dava o recado. Ela doou praticamente a sua vida para o movimento indígena. Este é o primeiro ano sem Rosane no Acampamento Terra Livre", diz Ro'otsitsina.

O tema do ATL em 2017 é "Unificar as lutas em defesa do Brasil indígena: pela garantia dos direitos originários de nossos povos". O encontro aborda desafios como a paralisação das demarcações indígenas, o enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas e as proposições legislativas que tramitam no Congresso consideradas anti-indigenas.

O ATL é promovido pela APIB, Mobilização Nacional Indígena e tem o apoio de organizações indígenas, da sociedade civil e outros movimentos sociais parceiros.

https://nacoesunidas.org/indigenas-promovem-em-brasilia-plenaria-dedica…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.