VOLTAR

Indígenas ocupam frente do Ministério em protesto contra reestruturação da Funai

Adital - http://www.adital.org.br/
30 de Abr de 2010

Desde o mês de janeiro, cerca de cem indígenas estão em frente ao Ministério da Justiça em protesto contra o Decreto 7.056, da presidência da República, que reestrutura a Fundação Nacional do Índio (Funai). Na manhã de hoje (30), um grupo foi à sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para pedir ajuda ao órgão para que seja cumprido o disposto na Convenção 169, do qual o Brasil é signatário. A Convenção determina que qualquer decisão de interesse dos povos indígenas deve ser tomada só depois de consultas às comunidades.

No último sábado (24), os acampados foram surpreendidos por uma ação irregular formada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal (DF), somando 15 viaturas e dois ônibus (um da PM, outro do Bope). A operação começou às 4h30 da manhã e não foi apresentada em nenhum momento ordem judicial para desocupação da Esplanada dos Ministérios.

http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=10&dt=2010-04-30&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.