VOLTAR

Indígenas ocupam Coordenação Regional da Funai em Atalaia do Norte

Cimi https://cimi.org.br
Autor: J. ROSHA
13 de Nov de 2018

Um grupo de indígenas dos povos Matis e Matsés (Mayoruna) ocupa a sede da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) da cidade de Atalaia do Norte (AM) desde as primeiras horas da manhã de ontem (12). A ocupação é um protesto dos indígenas daquela região contra a nomeação de Daniele Moreira Brasileiro como coordenador regional em substituição a Gilmar Jóia de Figueiredo Costa, sem consulta às lideranças indígenas.

Os indígenas foram surpreendidos com a nomeação de Daniele Moreira na noite de quarta-feira, passada, dia 7. "Nós encaminhamos documento à Funai pedindo a substituição do Gilmar, mas não fomos consultados sobre o nome do substituto", explica Paulo Marubo, coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Segundo ele, a Univaja vinha denunciando a falta de interesse do antigo coordenador e as deficiências na estrutura do órgão que estava causando abandono das aldeias indígenas do Vale do Javari.

"A Funai não tem condições de funcionar e atender os indígenas. A Funai de Brasília acatou a proposta de tirar o ex-coordenador mas não consultou as lideranças para nomear o substituto", explica Paulo Marubo. "Está tudo parado: não tem condições de fazer monitoramento, falta combustível, falta pessoas na base", destaca o coordenador da Univaja.

Um dos organizadores da ocupação da CR/Funai de Atalaia do Norte, Marcos Mayoruna explica que "ocupamos porque o presidente nomeou sem consulta da gente, sem consultar as lideranças. Ele considera a situação "problemática" e critica funcionários que estariam criando grupos dentro do órgão. "Tem servidor que não sabe conversar com os indígenas", diz Marcos Mayoruna.

Até o final do dia as lideranças indígenas não tiveram qualquer contato com dirigentes da Funai em Brasília. A ocupação está sendo pacífica, com alguns funcionários trabalhando na instalação de um novo sistema de informações de dados administrativos.

A terra indígena Vale do Javari fica no Oeste do estado do Amazonas, na fronteira com o Peru e está situada nos municípios de Atalaia do Norte, Fonte Boa, Juruá e São Paulo de Olivença. Ali vivem os indígenas Matis, Mayouruna, Marubo, Kanamari, Kulina e Korubo e estima-se a existência de 18 grupos indígenas sem contato com a sociedade.

https://cimi.org.br/2018/11/indigenas-ocupam-coordenacao-regional-da-fu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.