VOLTAR

Indígenas em RR anunciam 'lockdown' por 15 dias para proteger comunidades do coronavírus

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Valéria Oliveira
01 de Jun de 2020

Isolamento total na Terra Indígena Manoá-Pium começa dia 6 e segue até o dia 20. Região tem seis comunidades e 3,2 mil índios.

Para evitar a disseminação do coronavírus na Terra Indígena Manoá-Pium, líderes de comunidades anunciaram o isolamento total a fim de evitar a contaminação dos povos que vivem na região. O "lockdown indígena", como foi chamada a medida, deve durar 15 dias.

A decisão de fechar a Terra Indígena para pessoas que não moram na região foi tomada em assembleia realizada nesse domingo (31).

O lockdown entra em vigor no dia 6 e segue até 20 de junho, podendo ser prorrogado caso a situação se agrave.

Localizada na região da Serra da Lua, em Bonfim, no Norte de Roraima, a Terra Indígena é formada por seis comunidades, onde vivem cerca de 3,2 mil índios das etnias Wapichana e Macuxi.

A vigilância será feita pelos próprios indígenas seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante o período do isolamento, será permitida apenas a entrada de carros para serviços de extrema necessidade, como veículos de remoção de pacientes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), de energia elétrica, internet e carros de funerária.

Além disso, a passagem será liberada para órgãos como Ministério Público Federal e Estadual, Secretaria Estadual de Educação, Polícia Federal, Ministério da Justiça, Exército e Funai.

Integram a Terra Indígena as comunidades Pium, Manoá, Altarraia, Cumarú, São João e Cachoeira do Sapo.

Assinaram o documento que autoriza o lockdown indígena lideranças das comunidades Pium, Manoá-Novo Paraíso, Cumarú, Cachoeirinha do Sapo, Novo Paraíso e São João.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2020/06/01/indigenas-em-rr-anun…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.