VOLTAR

Indígenas e MST podem se unir em ato contra comemoração

Folha de S. Paulo (São Paulo - SP)
19 de Abr de 2000

Os cerca de dois mil índios reunidos em Santa Cruz de Cabrália (BA) para a Conferência dos Povos Indígenas do Brasil podem se juntar ao MST para a realização de uma manifestação contra as comemorações dos 500 anos do país. A Conferência pretende discutir os principais problemas que atingem os índios e possíveis soluções. Por questões de segurança, a agenda do presidente Fernando Henrique Cardoso, para o dia 22 de abril, foi ainda mais reduzida.

A notícia também conta com um artigo de Contardo Calligaris falando sobre o que parece ter sido uma língua inventada para os 500 anos do país, o "precaucionês". Para ele, ninguém quer celebrar os 500 anos sem antes prevenir a plateia contra explosões de ufanismo maníaco. O autor avalia o precaucionês como uma versão desconfiada da "versão oficial" da data. Falando sobre o Descobrimento como uma catástrofe para os índios, Calligaris expõe reflexões acerca de como deve ser encarado o aniversário do país.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.