VOLTAR

Indígenas discutem educação do século 21

A Crítica (Manaus - AM)
14 de Ago de 1999

Cento e cinquenta e oito professores indígenas se reuniram para discutir as políticas educacionais direcionadas aos índios para o milênio que se inicia nos anos 2000, a partir do tema "A educação indígena nas trilhas do futuro: o Brasil que a gente quer são outros 500". Segundo Gersem Baniwa, um dos coordenadores do evento e secretário de Educação de São Gabriel da Cacheira, os professores lutam pela aproximação das lutas educacionais tradicionais às políticas indígenas.
O Amazonas tem demonstrado aspectos positivos em relação à educação de alunos indígenas. O ensino bilíngue voltado aos Sateré Mawé é presente nas aldeias desde 1986, tendo tomado força em 1997. Outro exemplo abordado é a alfabetização dos índios Ticuna do município de Benjamin Constant (AM).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.