VOLTAR

Indígenas acampados na Esplanada têm apenas parte dos bens devolvidos

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br
Autor: Ariadne Sakkis
21 de Jul de 2010

Um ônibus da Administração Regional de Brasília foi até a Esplanada na manhã desta quarta-feira (21/7) devolver os bens dos índios que estão acampados no local. Os objetos foram recolhidos no dia 10 deste mês, pela Polícia Militar.

Por volta das 10h, apenas as roupas deles foram entregues. O dinheiro, documentos, material de artesanato, barracas, colchonetes, um fogão e outros itens não foram devolvidos. Nenhum funcionário da Fundação Nacional do índio (Funai) apareceu para conversar com eles.

Os índios estão sem comida e não têm como preparar nada, já que o fogão recolhido não foi devolvido. De acordo com o assessor dos indígenas, Mauro Marques não houve ato de apreensão. "No dia 10 não foi entregue uma lista com os itens que foram levados", explicou o assessor.

Ato simbólico
Os indígenas estão organizando para o dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, um grande ato simbólico. "Não é uma comemoração, pois não temos nada para comemorar. Mas, queremos reunir muitas pessoas", disse o índio Vieira da tribo Guarani, morador do DF.

Segundo informações dos indígenas, desde o dia 10 chegaram três ônibus com mais pessoas para ficarem acampadas no local. Ao todo são cerca de 333 índios na Esplanada.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.