VOLTAR

Indígena de MS recebe aos 90 anos 1o documento de cidadania do brasileiro

G1 g1.globo.com
23 de Jun de 2017

O indígena guarani-kaiowa Felipe Gomes, 90 anos, tirou pela primeira vez na vida o RG. O documento foi entregue nesta sexta-feira (23) com outros 499 em Amambai, região sul de Mato Grosso do Sul.

A filha Holanda Gomes, 38 anos, que o acompanhou o pai na solenidade de entrega, disse que sem o documento o idoso teria dificuldade para continuar o tratamento de saúde. O indígena tem pressão alta e precisar ir com frequência ao posto de saúde de Ponta Porã para fazer consultas e receber remédios. Agora, para ser atendido, vai apresentar o RG e o cartão do SUS.

Antes da entrega, foi feito o cadastramento dos indígenas que precisavam e tinham interesse do documento. A população indígena precisa do RG para ser beneficiada pelos programas sociais dos governos estadual e federal e também para ter acesso ao sistema público de saúde.

Além disso, o governo trabalha para erradicar o sub-registro, possibilitando o acesso à documentação civil básica. Os documentos civis são fundamentais no acesso as políticas públicas como educação, saúde e assistência social, diminuindo também a vulnerabilidade ao trabalho infantil, à exploração sexual e ao tráfico de pessoas.

A ação é resultado de uma parceria do governo do estado, por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, e a Defensoria Pública Estadual. Por mês, são emitidos cerca de 10 mil novos RGs, segundo informou a diretora do instituto de identificação, Jucilene Correa Menezes.

Os municípios de Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Paranhos, Ponta Porã, e Porto Murtinho, por serem de fronteira, também serão contemplados em novas etapas do projeto, assim como os municípios de Aquidauana e Sidrolândia, por terem grande número de população indígena sem documentação.

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/indigena-de-ms-recebe-ao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.