VOLTAR

Indígena de MS é o 1o a assumir assessoria de assuntos voltados a causa

Dourados News- http://www.douradosnews.com.br
Autor: Gizele Almeida
01 de Fev de 2017

O aquidauanense Sebastião Souza Terena é o primeiro indígena a participar da Assessoria Parlamentar de Assuntos Nacionais Indígenas. Ele é indigenista e atuava pela Funai (Fundação Nacional do Índio), sendo convidado para a função.

Conforme Terena, intervir pelos direitos e melhores condições dos povos com prioridade nas etnias de Mato Grosso do Sul, será sua busca frente a assessoria, com a apoio a estruturação de projetos.

"Meu foco será a luta pelo povo da região do meu Estado junto aos parlamentares, no entanto estarei atento as necessidades da população indígena de todo o país que alcança quase 1 mi de pessoas, em 305 etnias", disse. Ele destaca que junto a assessoria buscará medidas em especial para as questões relacionadas a saúde dos indígenas em Mato Grosso do Sul e a problemas fundiários.

Entre os objetivos pontuados pelo assessor, está ainda a busca pelo fortalecimento da Funai, órgão que na visão dele precisa ser como um "primeiro escalão" do governo.

Para Sebastião, uma ação importante para um melhor acompanhamento das demandas das aldeias de cada região, seria a criação de secretarias indígenas nos municípios, sugestão a qual ele defenderá.

Ele afirma que em nos dias 18 e 19 de abril haverá em Brasília um encontro para discussão de uma reforma geral no estatuto indígena, oportunidade importante também para o levantamento dos povos nas regiões de forma a traçar projetos para atendê-los.

"Temos que colocar em relatórios as reais condições e a estruturação do estatuto. Esse encontro será fundamental para isso e a assessoria será um meio de luta e conquistas para todas as etnias", pontuou.

http://www.douradosnews.com.br/noticias/primeiro-indigena-a-assumir-ass…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.