VOLTAR

Índia Sateré-Mawé é presa por suspeita de tráfico de drogas

D24 AM - http://www.d24am.com/
Autor: Carlos Eduardo Matos
15 de Ago de 2011

A droga estava na casa dela, no beco Ypiranga, bairro Raiz, zona sul de Manaus. O flagrante ocorreu por volta de 13h, quando policiais da Depre observavam a movimentação dos pontos de venda.

A índia Elineis Batista Lopes Ferreira, 34 anos, da etnia Sateré-mawé, foi presa por suspeita de tráfico de drogas, hoje à tarde. Segundo o titular da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), delegado Divanilson Cavalcanti, ela portava 31 papelotes de maconha e 39 trouxas de pasta-base de cocaína.

A droga estava na casa dela, no beco Ypiranga, bairro Raiz, zona sul de Manaus. O flagrante ocorreu por volta de 13h, quando policiais da Depre observavam a movimentação dos pontos de venda de drogas dentro do beco Ypiranga, que tem sido alvo de dezenas de denúncias feitas pela população.

Um homem, identificado como Adrione Mendes Oliveira, 24, que atuava no tráfico junto com Elineis, também foi preso. "A 'boca de fumo' desta indía não era o alvo da Polícia Civil, mas ela acabou sendo descoberta quando observamos que o comparsa, Adrione, portando um saco plástico cheio de maconha nas mãos, fazia a divulgação da venda da droga como se aquele beco fosse uma feira livre", disse o delegado da Depre.

Ele contou que Elineis usou a identificação da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tentar escapar da prisão em flagrante, mas acabou sendo levada à delegacia.

Divanilson explicou que Elineis têm decendência indígena, sabe ler escrever e tem consciência do crime que estava cometendo. Por isso, não se aplica a ela o benefício da inimputabilidade, comum aos crimes praticados por índios. "Iremos verificar, junto a Funai, se a procedência indígena é verdadeira. Caso contrário, encaminharemos as informações à Polícia Federal para investigar crime de falsificação de cocumento público", afirmou.

http://www.d24am.com/amazonia/povos/india-sateremawe-e-presa-por-suspei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.