VOLTAR

Incêndio no RS ameaça área de mata virgem

FSP, Ciência, p. C5
01 de Abr de 2013

Incêndio no RS ameaça área de mata virgem
Vento está prejudicando combate ao fogo, que já dura seis dias e destruiu 3.000 hectares

DANIEL CARVALHO DO RECIFE

O incêndio na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, entrou ontem no sexto dia e se estendia em direção a uma área de mata virgem, após destruir cerca de 3.000 hectares da reserva.
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), responsável pela área, chegou a informar que o incêndio poderia ser debelado ainda ontem.
À tarde, porém, o vento mudou de direção e a luta de bombeiros e ambientalistas é para impedir que a linha de fogo de cerca de dois quilômetros avance para uma área de 10 mil hectares de mata virgem ao norte da reserva.
"No sul, a gente conseguiu conter o incêndio. Mas, para o norte, ainda há risco de expandir [o fogo]", disse o chefe da estação ecológica, Henrique Ilha.
Ilha estuda com os brigadistas uma maneira de chegar até o local, que é remoto, e o trabalho deveria se estender pela madrugada de hoje.
Um terceiro avião com capacidade para transportar 2.000 litros de água chegou na tarde de ontem ao RS e já está sendo usado.

FSP, 01/04/2013, Ciência, p. C5

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/101605-incendio-no-rs-ame…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.