VOLTAR

Incêndio destrói 40 hectares de vegetação próxima a parque nacional

Amazonia.org.br - www.amazonia.org.br
18 de Ago de 2009

Quarenta hectares de florestas foram queimados num incêndio na região do rio Mutuca, próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que fica a 67 km de Cuiabá (MT). As informações são do jornal A Gazeta, de Mato Grosso.

O fogo teve início na manhã de domingo (16) e foi totalmente controlado ontem. Essa foi a segunda queimada de grande proporção na região em menos de uma semana. O outro incêndio ocorreu nas proximidades do Lago do Manso e durou cerca de 32 horas, causando a destruição de 50 hectares de mata.

O coordenador de Gestão de Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), coronel Alessandro Borges, informou à Gazeta que 15 homens do Corpo de Bombeiros e outros 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes trabalharam para impedir que o fogo chegasse ao Parque Nacional. O fogo foi controlado com o uso de abafadores e bombas de água.

De acordo com Borges, em horário próximo das 13h de domingo, a Sema sobrevoou a área afetada e pediu apoio ao Instituto para controlar o fogo antes que ele atingisse o Parque. O local foi fechado durante um tempo para garantir a segurança dos visitantes.

O chefe do Parque, Cecílio Vilabarde Pinheiro, disse que o restante do fogo foi apagado somente ontem. Ele explica que houve três focos de queimadas entre os quilômetros 30 e 32 da Rodovia Emanuel Pinheiro. Pinheiro disse à Gazeta que o incêndio pode ter sido provocado por algum sitiante da região, já que o fogo espontâneo é raro na área.

A responsabilidade do incêndio ainda será apurada e, caso seja comprovada a intenção de causar o dano, o culpado poderá ser multado e denunciado por crime ambiental.

Nos próximos dias, um fiscal da Sema deverá ir ao local do incêndio para identificar o local onde começou o fogo e autuar o responsável pelo dano, caso necessário. A multa para quem provoca queimada varia entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil por hectare, de acordo com o tipo de vegetação afetada.

De acordo com A Gazeta, apesar das campanhas de prevenção às queimadas, a população é a principal responsável por incêndios em áreas urbanas e regiões de fácil acesso do Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.