VOLTAR

Ibama certifica e equipa brigada indígena

Roraima em Foco - http://www.roraimaemfoco.com/
Autor: Taylor Nunes
14 de Mar de 2011

Os componentes da recém criada Brigada Comunitária Indígena Turucá receberam certificados de treinamento e seus equipamentos de proteção individual (EPIs) na tarde de sábado, 12, durante Assembleia Geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que aconteceu neste final de semana, na vila do Surumu, município de Pacaraima, norte do estado de Roraima.
A brigada foi recentemente treinada por especialistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais e, agora, receberam cada um botas, macacão, camiseta, meias, capacete, óculos e luvas adequados para as atividades de combate ao fogo. "Queremos lhes dar condições de pleno funcionamento nas ações preventivas, controle de queimadas e de combate aos incêndios florestais", garante o coordenador do Prevfogo em Roraima, analista ambiental Joaquim Parimé.

Atestando a importância conferida à prevenção de incêndios em áreas indígenas, o Ibama mandou para Roraima o Chefe Nacional do Prevfogo, José Carlos Mendes de Moraes, para representar o Instituto no evento, também prestigiado pelo bispo da Diocese de Roraima, dom Roque Paloschi e por mais de 500 pessoas, entre lideranças e população indígenas.

O treinamento da brigada voluntária indígena envolveu parceria do Ibama com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), organismo que solicitou o curso por demanda dos próprio indígenas, preocupados em minimizar os danos ambientais decorrentes do tradicional uso do fogo para preparar roças, renovar pastos e encurralar a caça.

Todos os 35 brigadistas são da etnia macuxi e pertencem às comunidades de Morro, Maturuca, Socó, Lilás, Pedra Branca, Laje, Urinduk, Uiramutã, Willimon e Wronkayen, da região das serras, na Terra Indígena Raposa/Serra do Sol. A base da brigada é a comunidade de Maturuca, 30 km ao sul da área urbana do município de Uiramutã, junto ao rio Maú, fronteira com a República Cooperativista da Guiana.

Entre lideranças eleitas, moças e rapazes todos os brigadistas são egressos de cursos do Programa Agente Ambiental Voluntário, também ministrados pelo Ibama, constituindo-se um treinamento continuado desses agentes, com ênfase na prevenção ambiental e no controle do uso da ferramenta fogo, além de capacitá-los para executar ações sócio-ambientais, conforme diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.

A região das serras no norte de Roraima se caracteriza por uma cobertura vegetal do tipo savana estépica, com uma média pluviométrica de 1.500 mm concentrada entre os meses de maio a setembro. No restante do ano, o clima e muito seco com estiagens prolongadas, facilitando a propagação do fogo da queima de roças e da renovação de pastagens. A atividade predominante dessa população tradicional é a secular pecuária extensiva, herdada dos fazendeiros que ocuparam a região.

http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/interior-mainmenu-51/21524-ibam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.