VOLTAR

Ibama: Cai índice de desmatamento no Maranhão

imirante.globo.com
31 de Mar de 2008

A Gerência Executiva do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Imperatriz divulgou um balanço sobre suas ações de fiscalização de crimes ambientais no primeiro bimestre de 2008. Ficou constatado que o índice de desmatamento foi reduzido.

No período de 17 de janeiro a 29 de fevereiro deste ano, foram aplicadas multas no valor de R$ 2.976.836,75.

Os principais casos de irregularidades foram registrados nos municípios de Governador Edson Lobão, Itinga, São Pedro da Água Branca, Lajeado Novo, Cidelândia, Imperatriz e Amarante do Maranhão. No total, foi embargada uma área de desmate de 1.254,750 hectares, apreendidos 1.169,654 metros cúbicos de madeira em toras e 39,076 metros cúbicos de madeira serrada.

Capital
Especificamente em São Luís, a Superintendência do Ibama registrou 71 autuações este ano, totalizando R$ 2.067.295,70 em multas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Estado teve, em 2005, uma área desmatada de 922 km²; em 2006, esse número caiu para 651 km² e, ano passado, o índice diminuiu para 631 km² de floresta derrubada ilegalmente no Maranhão, um reflexo direto de operações como as do Plano Desmate e da Força e Soberania para retomada da Reserva Biológica do Gurupi.

O Inpe divulgou, recentemente, uma lista dos municípios que mais desmataram no país. Dos 36 municípios relacionados pelo instituto, nenhum está no Maranhão, e, entre os 100 que mais fizeram uso dessa prática criminosa, apenas dois são maranhenses: Balsas e Tasso Fragoso, localizados no sul do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.