VOLTAR

Hidrelétricas no Mekong ameaçam peixes gigantes

O ECO - www.oeco.com.br
Autor: Laura Alves
28 de Jul de 2010

Um projeto de hidrelétrica no rio Mekong, na província de Sayabouly, norte de Laos está recebendo críticas antes mesmo de sua aprovação pela Comissão do rio Mekong. A represa de Sayabouly, diz um comunicado da WWF, irá reduzir a quantidade de sedimentos que descem em direção ao delta do rio Mekong, aumentando a vulnerabilidade dessa área aos impactos das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar.

Os impactos dessa barragem estariam também direcionados a espécies raras e ameaçadas presentes no rio Mekong, que inclue quatro das 10 maiores espécies de peixes gigantes de água doce, como o bagre e a arraia gigantes.

A WWF apoia o atraso na aprovação das represas no rio para garantir a compreensão total de todos os seus impactos, positivos e negativos, de sua instalação e operação. Os impactos das represa não e restritos às espécies gigantes, eles acentuariam também os impactos em uma das regiões mais produtivas de agricultura e piscicultura do mundo.

O relatório da WWF, "Rio dos gigantes: peixes gigantes de Mekong" sugere que o bagre de Mekong migra do lago Tonle Sap no Camboja para desovar no norte da Tailândia e Laos. Qualquer barragem construída no rio impediria essa rota de migração, pois os peixes gigantes não conseguiriam transpor os obstáculos da construção. Isso levaria a um colapso da população.

http://www.oeco.com.br/salada-verde/24215-hidreletricas-no-rio-mekong-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.