VOLTAR

GURI: Interiorização da energia está prevista ocorrer até dezembro

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
29 de Abr de 2003

Silas Rondeau: parceria com governoestadual para antecipar cronograma

O diretor-presidente da Eletronorte, Silas Rondeau, disse durante visita à Regional de Roraima que a interiozação da energia de Guri está prevista acontecer até o mês de dezembro deste ano.

Esclareceu que o completo processo de interiorização da energia vai ocorrer quando for construído o circuito Monte Cristo/Primavera, que deverá ser feito em parceria com o Governo do Estado.

"Estamos em entendimento com o governador Flamarion Portela para fazermos a parceria e anteciparmos o cronograma de implantação desse empreendimento, para que todos os municípios utilizem o mais rápido a energia que vem de Guri", disse.
Apesar do Ministério de Minas e Energia junto com a Eletrobrás estarem revendo o novo modelo elétrico para o país, Rondeau acredita que o modelo do setor elétrico de Roraima esteja definido com a interligação de Guri a Boa Vista.

"É em cima desse modelo que estamos trabalhando para interligar a maior quantidade de municípios para utilizar essa energia", complementou, ao ressaltar que a estação de Monte Cristo tem disponível 200 megawatts e que Boa Vista consome apenas 70 megawatts.

"Temos uma energia farta e abundante com condições de atender a todos os municípios. Enquanto consideramos a energia elétrica um fator fundamental para o desenvolvimento, trabalharemos fortemente para que esse seja um bem mais confiável em quantidade e em menor custo para entregar à sociedade", disse, ao ressaltar que os impactos da mudança no resto do Brasil refletirão de forma positiva para o Estado.

Indagado se havia possibilidade de ocorrer a redução da tarifa com o aumento do consumo na distribuição para os municípios, Rondeau disse acreditar que não porque a tarifa é fixada conforme os custos de produção.

Segundo explicou, apesar da energia utilizada em Roraima ser de natureza hidráulica, não se pode esquecer que o fornecimento dela é internacional. "A regulação entre o efeito da tarifa nacional e a internacional geralmente é absorvida pela Eletronorte", justificou, ao enfatizar que a tarifa dos Estados do Norte é bem inferior que a da média nacional, perdendo apenas para alguns estados do Nordeste.

Pelo fato da energia se tratar de um elemento social de extrema importância para o desenvolvimento do país, Silas Rondeau frisou que o processo de desestatização da Eletronorte está sendo revisto de acordo com a nova política do Governo Federal.
"Estamos aguardando a formulação do modelo que está sendo produzida pelo Ministério junto com a Eletrobrás, mas entendemos que a privatização está fora de cogitação", destacou o presidente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.