VOLTAR

Greenpeace pede fim do desmatamento na Amazônia

Agência Senado
21 de Nov de 2007

Manifestantes do Greenpeace - organização não-governamental ambientalista - fizeram nesta quarta-feira (21) um protesto pacífico na Praça dos Três Poderes contra o aquecimento global provocado pelo desmatamento da Amazônia. O Greenpeace apresentou documentos aos integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista, exigindo comprometimento do governo brasileiro pelo fim do desmatamento na Amazônia e propondo que o Brasil assuma responsabilidades mais eficazes na redução do aquecimento global.

Durante a manifestação, dezenas de balões pretos e brancos pintados com o símbolo do gás carbônico (CO2) ergueram uma pequena urna cheia de cinzas da Floresta Nacional do Jamanxim - área protegida, no Pará, invadida e queimada ilegalmente este ano. A urna carregava uma faixa com os dizeres "Salve a Amazônia, salve o Clima".

O protesto teve o apoio de parlamentares que se reuniram, pouco antes da manifestação, em um café da manhã da Frente Parlamentar Ambientalista. Durante o encontro, deputados e senadores receberam um relatório produzido pelo Greenpeace contendo metas que a entidade considera essenciais para o Brasil apresentar na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Clima, em Bali - Indonésia - a ser realizada em dezembro.

Um dos pontos propostos pela ONG é a criação de um Mecanismo de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas que permite a adoção, pelos países em desenvolvimento, de tecnologias renováveis e limpas que seriam transferidas por países desenvolvidos. Os ambientalistas reivindicam, também, a inclusão de florestas no segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto, a fim de destinar maior financiamento para projetos de proteção da biodiversidade amazônica e para a intensificação da fiscalização para uma redução anual de desmatamento. A ONG alega que cerca de 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa são decorrentes dos desmatamentos e de mudanças no uso do solo.

O senador Renato Casagrande (PSB-PE), que é relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, esteve na reunião da Frente Ambientalista e afirmou que aquela comissão apresentará um relatório até dezembro. O documento conterá normas que possibilitem a adoção de medidas públicas para reduzir a zero o índice de desmatamento ilegal no Brasil. Casagrande afirma também que os parlamentares desejam apresentar metas de ampliação do uso sustentável de biocombustíveis, além do aumento da oferta de energia renovável em leilões de compra de energia elétrica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.