VOLTAR

Governos discutem educação indígena

Funai-Brasília-DF
08 de Abr de 2005

A coordenadora-geral de Educação da Funai Maria Helena Sousa Fialho, o secretário de Educação Indígena do Ministério da Educação Kleber Gesteira, o coordenador de Educação Indígena da Secretaria de Educação do Mato Grosso, Sebastião Ferreira de Souza, e o cacique Megaron Txucarramãe, administrador da Funai em Colíder, participam em Colíder (MT), de reunião para definir a responsabilidade das instituições para a implementação da educação escolar indígena. Participam do encontro prefeitos de dos municípios de Guarantã do Norte, Novo Progresso, Peixoto de Azevedo, Apiakás e São José do Xingu e lideranças indígenas do norte de Mato Grosso.

Na abertura da reunião, Megaron disse que pretende participar da gestão dos recursos destinados à educação indígena e que considera vergonhoso solicitar recursos de outros países para construir escolar, citando o caso das escolas indígenas construídas com doação do governo japonês.

O líder Raoni Txucarramãe saudou os participantes dizendo que espera dos prefeitos o respeito aos direitos dos povos indígenas, pois as crianças precisam de escola dentro das aldeias para que possam aprender a ler na língua e conservem a forma diferente de viver dos povos indígenas. Raoni se posicionou favorável à compra da merenda na própria comunidade para evitar doenças que vem ocorrendo com a mudança da alimentação tradicional por alimentos industrializados.

A coordenadora da CGE Maria Helena Fialho sugeriu que fossem definidas questões prioritárias como o transporte da merenda, feito em muitas áreas somente por via aérea, para garantir que a merenda chegue às escolas indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.