VOLTAR

Governo sofre nova derrota de ruralistas

O Globo, País, p. 11
11 de Dez de 2013

Governo sofre nova derrota de ruralistas
Grupo consegue instalar comissão que discutirá mudanças em demarcações de terras indígenas

EVANDRO ÉBOLI
eboli@bsb.oglobo.com.br

-BRASÍLIA- Apesar da pressão, o governo não conseguiu evitar a criação da comissão especial que discutirá a proposta de emenda à Constituição que transfere para o Congresso Nacional as demarcações de terras indígenas. Os ruralistas, que pressionavam há seis meses, conseguiram convencer o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a assinar a instalação da comissão.
Os ruralistas compõem quase a totalidade da comissão. Dos 21 titulares, 16 são ligados ao grupo. O PT, que está dividido sobre a comissão, decidirá nesta quarta se participa ou não. O partido pode indicar quatro integrantes e terá o direito a escolher um de seus parlamentares para presidente. O relator será o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), ligado aos ruralistas. Serraglio relatou o projeto na CCJ e deu parecer favorável. Na manhã de ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou de reunião na presidência da Câmara e voltou a dizer que o governo é contra essa proposta e que, se aprovada, ela trará insegurança e violência no campo.
- Não tem mais o que esperar. Há dezenas de processos de demarcação irregulares, com base em laudos antropológicos fajutos - disse o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), coordenador da bancada ruralista.
A decisão de Alves de autorizar a criação da comissão foi criticada no plenário.
- Essa decisão foi uma punhalada do presidente da Câmara. Um ato de provocação que vai gerar um conflito grave no país. Ele acaba de colocar pólvora numa questão delicada - disse Domingos Dutra (Solidariedade-MA).

O Globo, 11/12/2013, País, p. 11

http://oglobo.globo.com/pais/ruralistas-vencem-governo-criam-comissao-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.