VOLTAR

Governo recua de novo e ministro suspende efeito de extinção da Renca

FSP, Ciência, p. B7
01 de Set de 2017

Governo recua de novo e ministro suspende efeito de extinção da Renca

PHILLIPPE WATANABE
DE SÃO PAULO
MARINA DIAS
DE BRASÍLIA

Em mais um recuo do governo Temer, o Ministério de Minas e Energia (MME), após consulta ao presidente, paralisou todos "procedimentos relativos a eventuais direitos minerários" na área da Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados). Contudo, segundo a Folha apurou com assessores do Planalto, o decreto de Temer que extinguiu a reserva não será revogado.
O anúncio, feito na noite desta quinta (31), ocorre em momento de pressão sobre o presidente Temer.
Ambientalistas, celebridades e até mesmo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) se posicionaram contra a extinção da Renca, decretada pela segunda vez -após um recuo inicial- na segunda (28).
"A partir de agora, o Ministério dará início a um amplo debate com a sociedade sobre as alternativas para a proteção da região", afirma, em nota publicada na noite desta quinta (31), o MME. Segundo a nota, em 120 dias o ministério apresentará ao governo e à sociedade "eventuais medidas de promoção do seu [da Renca] desenvolvimento sustentável, com a garantia de preservação".
A extinção da Renca representou, inicialmente, a vitória do MME em uma queda de braço com o Ministério de Meio Ambiente.
Revelada na quarta (30), uma nota técnica de junho sobre a reserva na Amazônia -mais de um mês antes da publicação do decreto de Temer-, mostra que o MMA se posicionou contra a extinção da reserva, afirmando que a "área é composta por uma floresta densa e exuberante, cujo entorno também está bem preservado."
Desconsiderando essa posição, Temer, em menos de uma semana, publicou dois decretos no "Diário Oficial da União" que determinaram a extinção da reserva.
A presidência havia afirmado, em nota, que a "decisão pela extinção da Renca considerou parecer do Ministério de Minas e Energia".
Na quarta (30), o segundo decreto de extinção já havia sido suspenso pelo juiz federal Rolando Spanholo, da 21ª Vara do Distrito Federal. Dessa forma, já estavam paralisados eventuais atos administrativos com a finalidade de permitir a imediata exploração dos recursos minerais existentes na Renca.
Segundo Spanholo, a decisão sobre a extinção não poderia ter sido tomada sem apreciação do Congresso, que deveria editar lei para tal.
Também na quarta, o Ministério Público Federal emitiu nota técnica em que afirmava que, com o decreto de extinção, a área liberada para mineração "equivale a mais do que todo o desmatamento na Amazônia acumulado nos últimos quatro anos".
A Renca é uma criação de 1984 do regime militar. Desde o princípio, foi estabelecida não como área de proteção ambiental, mas como uma espécie de monopólio do Estado sobre a futura exploração de minérios na região -a intenção era proteger recursos minerais estratégicos, não a floresta.
Contudo, com uma área de 46.450 km² sobreposta a oito unidades de conservação e duas terras indígenas, acabou tendo papel protetivo.
-
Raio-X - Renca
Nome
Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca)
Área
46.450 km², entre o Amapá e o Pará
Ano de criação
1984
Abrangência
> Áreas de proteção integral
Estação Ecológica do Jari, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Reserva Biológica de Maicuru
> Áreas de uso sustentável dos recursos
Reserva Extrativista Rio Cajari, Floresta Estadual do Paru, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru e Floresta Estadual do Amapá
> Terras Indígenas
Rio Paru D'este e Waiãpi
Objetivo
À época da criação, evitar o desabastecimento de recursos minerais estratégicos para o país, como ouro, platina, cobre, ferro, manganês e níquel
Riscos de seu fim
Pressão sobre terras indígenas e Unidades de Conservação; nova corrida pelo ouro; desmatamento e ameaça à biodiversidade
Exploração
Desde a criação da reserva mineral, a exploração era bloqueada para investidores privados e dependiam de parcerias com o governo federal
Decisões
Por força de uma liminar, e agora por decisão do governo (que diz que haverá discussão com a sociedade), não haverá, por ora, cessão de direito de exploração mineral na Renca

FSP, 01/09/2017, Ciência, p. B7

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/08/1914824-ministerio-de-min…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.