VOLTAR

Governo libera verba para atender reivindicações de índios no Maranhão

G1 - g1.globo.com
23 de Out de 2008

Índios da tribo gavião mantêm três reféns há cinco dias no estado.
Eles exigem a construção imediata de uma escola na aldeia.

O Governo do Maranhão decidiu atender às reivindicações dos índios que mantêm três reféns há cinco dias no interior do estado. Para libertar os servidores, os índios da tribo gavião exigem a construção imediata de uma escola.

Eles dizem que a escola que já existe na aldeia é pequena para comportar os 70 alunos do Ensino Fundamental. Os estudantes do Ensino Médio teriam perdido o ano letivo por falta de transporte escolar até a cidade mais próxima.

A tribo espera a chegada de uma nova comissão do governo estadual para negociar a soltura dos funcionários. Há cinco dias eles estão impedidos de deixar a reserva indígena. O grupo visitava a Aldeia Riachinho, em Amarante do Maranhão (MA), quando foi surpreendido pelos índios.

"A gente está servindo café, almoço e jantar. Eles têm direito de caminhar pela aldeia e têm direito de usar o telefone. Aqui não tem ninguém preso", diz o cacique Joel Gavião.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o impasse só não foi resolvido ainda porque o governo do estado aguardava a liberação de recursos do Ministério da Educação. A verba de R$ 230 mil para construir a escola do jeito que querem os índios foi liberada, nesta quinta-feira (23), o que deve pôr fim ao drama dos reféns.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.