VOLTAR

Governo ganha mais um projeto itinerante para desburocratizar serviços da pasta ambiental

Noticias do Acre - https://agencia.ac.gov.br/
Autor: Katiúscia Miranda
11 de Ago de 2021

Por meio de emenda parlamentar, Estado terá unidade móvel com infraestrutura completa para atendimentos ao produtor rural e realização de capacitações de técnicos e gestores municipais sobre políticas ambientais do Acre

O governo tem implementado vários projetos itinerantes para facilitar o acesso da população aos serviços do Estado, principalmente para quem mora no interior e regiões isoladas. No mês de setembro, a gestão ambiental do governador Gladson Cameli ganha mais um reforço, a Carreta Ambiental, uma unidade móvel itinerante que oferecerá vários serviços da pasta ambiental, além de cultura e lazer.

O destaque do projeto é desburocratizar o licenciamento ambiental e prestar atendimento e orientações aos produtores rurais no que se refere ao cumprimento da legislação ambiental nos municípios do Acre. A carreta ambiental vai percorrer, nessa primeira etapa, 11 municípios das regionais do Alto Acre e Baixo Acre.

A contratação da empresa se deu por meio de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani, no valor de R$ 1,5 milhão. O projeto do governo está reunindo todas as instituições do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), a carreta vai oferecer, por um período de quatro meses, diversos serviços à população do interior, a exemplo de capacitações, orientações em educação ambiental, abertura de processos, vistorias, emissão de licenças e certidões de outorgas, além do trabalho de atendimento à regularização fundiária.

Além da Semapi, vários parceiros confirmaram presença na Carreta Ambiental, como o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Como a estrutura também tem viés cultural, a Fundação Elias Mansour (FEM) também está sendo contactada pelos técnicos.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, está em Brasília, e nesta terça-feira, 10, assinou o convênio para dar início à montagem da estrutura. A carreta dispõe de 80 metros quadrados de área interna, além de um ambiente externo, uma tenda fechada com sistema de ventilação. A estrutura conta ainda com um estúdio de gravação, palco, som e painel de LED.

De acordo com Milani, a desburocratização do Meio Ambiente já é uma realidade no Acre e agora ganha mais um aliado. "A pedido do governador Gladson Cameli, estamos cada vez mais próximos do produtor rural, das comunidades tradicionais, desburocratizando a pasta ambiental e valorizando o ser humano. A carreta vai percorrer todo o eixo da BR, começando pelo Alto Acre. Nossa meta é levar informação e orientações de fácil compreensão do que pode e o que não pode na esfera ambiental, sempre embasado na legislação", afirma.

https://agencia.ac.gov.br/governo-ganha-mais-um-projeto-itinerante-para…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.