VOLTAR

Governo estuda forma juridica para salvar parque no PI

OESP, Geral, p.A20
24 de Abr de 2004

Governo estuda forma jurídica para salvar parque no PI Ibama prepara termo de parceria, que será enviado na 2.ª à Procuradoria Jurídica
SANDRA SATO
BRASÍLIA - O governo estuda uma forma jurídica para manter a parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) na proteção ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Por falta de recursos, a arqueóloga Niède Guidon, criadora da Fumdham, avisou que demitirá os 79 funcionários até o dia 30. "A arqueóloga é uma grande defensora do parque, entendo o amor e angústia dela. Mas estamos buscando a forma correta de passar o dinheiro", disse ontem o presidente do Ibama, Marcus Barros.
O diretor substituto da Diretoria de Ecossistemas do órgão, Pedro Eymar, explicou que nenhum centavo dos R$ 400 mil previstos para este ano para o parque foi liberado ainda porque está sendo preparando "o primeiro termo de parceria nos moldes do que prevê o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Snuc)". Na segunda-feira, a proposta será enviada à Procuradoria Jurídica.
O termo servirá de modelo para futuros acordos com outras organizações.
"Estamos em fase final da elaboração do termo", anuncia Eymar, que espera a solução em tempo hábil para evitar as demissões.
O diretor explica ainda que, no fim de 2002, a Fundham assinou com a União um termo de parceria que, na prática havia sido construído em cima da legislação de convênios. Uma das diferenças é que recursos previstos não podem ser usados no pagamento de pessoal. O termo de parceria admite não só isso, como comprar equipamentos. Assim que sanar o problema burocrático, o Ibama promete regularizar os repasses de dinheiro em três parcelas, conforme Eymar.
Patrimônio - As dificuldades financeiras da Fumdham estão sendo acompanhadas com preocupação pela Unesco, que, em 1991, reconheceu o conjunto arqueológico do Parque da Capivara como patrimônio cultural da humanidade. A coordenadora do setor de cultura do órgão, Jurema Machado, disse que não recebeu informação oficial do Ibama, mas dada a importância do parque está convencida de que "de alguma forma (a falta de verba) tem de ser solucionada". O governo brasileiro assumiu compromisso com a conservação, ao pedir que a Unesco declarasse o local patrimônio da humanidade.
Jurema também disse que o trabalho da Fumdham é exemplar. "A fundação tem toda legitimidade, tradição e experiência com a comunidade para continuar a ajudar conservar o conjunto arqueológico."

OESP, 24/04/2004, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.