VOLTAR

Governo do Rio afirma que não expulsará índios

FSP, Poder, p. A10
07 de Ago de 2013

Governo do Rio afirma que não expulsará índios
Secretária Adriana Rattes diz que PM não retomará prédio do antigo Museu do Índio

DO RIO

A secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, disse que a Polícia Militar não tomará qualquer atitude para desocupar o prédio do antigo Museu do Índio, no complexo do Maracanã (zona norte).
Na segunda, cerca de 40 indígenas e ativistas voltaram a ocupar o local. O grupo --que ontem tinha 60 pessoas-- teme que a PM remova o acampamento com violência.
O antigo Museu do Índio, que ficou conhecido como Aldeia Maracanã, ficou ocupado por índios de 2006 até março passado, quando a PM, cumprindo ordem judicial, retirou os ocupantes usando spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Na semana passada, o governador do Rio, Sérgio Cabral, reabriu o diálogo e nomeou Rattes como mediadora. A ideia é que o prédio seja um centro de referência da cultura indígena. A secretária fez ontem sua segunda reunião com os ocupantes.
Ela ouviu sugestões e tentou fazer uma só exigência: que ninguém passasse as noites no antigo museu. Segundo ela, os índios poderiam usar o espaço de dia e fazer rituais à noite, mas o prédio teria de ser desocupado. A proposta foi rejeitada. Haverá nova reunião no sábado.

FSP, 07/08/2013, Poder, p. A10

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/122764-governo-do-rio-afirma-que…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.