VOLTAR

Gestão de Unidades de Conservação é tema de encontro no Naturatins

Naturatins - https://naturatins.to.gov.br
Autor: Tania Caldas
02 de Jul de 2018

Gestão de Unidades de Conservação é tema de encontro no Naturatins
02/07/2018

Tânia Caldas

Na quinta-feira, 28, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a empresa Convergência Sustentabilidade promoveram no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (Pdris), uma oficina no auditório do órgão, para esclarecer sobre os possíveis modelos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), para gestão e financiamento das Unidades de Conservação (UCs) do Estado, que possam contribuir para a sustentabilidade do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC).

O gerente das Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, Marcelo Henrique Costa Rodrigues destacou que o encontro foi muito produtivo porque foi a consultoria que propôs o encontro após visita in loco em nas Unidades de Conservação do Estado. "Quando foram conhecer a realidade de cada uma delas, como seus pontos fortes e suas dificuldades e neste primeiro encontro nos foi apresentado o primeiro diagnóstico", conta o gerente.

Na sequência o grupo partiu para as discussões sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e as possíveis concessões. Posteriormente passou-se de fato para a elaboração de propostas de modelos para a gestão das Unidades de Conservação do Estado. "Ressaltamos a importância desse produto, pois teremos um saldo qualitativo na gestão sustentável de nossas UCs", enfatizou Marcelo Henrique.

O Vice-Presidente do Instituto Ecológica, Divaldo Rezende, também considerou a reunião positiva no aspecto da busca de estratégias de sustentabilidade no estado do Tocantins para as Unidades de Conservação (UCs). "Vejo o encontro como extremamente positivo tanto nas estratégias financeira, como também nos fatores técnico - administrativo e institucional", adiantou.

Divaldo Rezende enfatizou a importância para que realmente, o sistema de conservação do Estado possa funcionar independente dos governos. "É necessário trabalhar a questão das Unidades de Conservação dentro de estratégias de Estado, a médio e longo prazo". E completou. "As discussões foram bastante intensas, calorosas e com oportunidade de aprendizado por todos os participantes", frisou.

A presidente do Instituto Araguaia, Silvana Campello, cita o caso específico do Parque Estadual do Cantão (PEC), segundo ela, existe uma enorme vantagem comparativa as demais UCs do Tocantins. "Isso porque para a gestão do PEC, existem recursos garantidos pelo programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)", declarou.

Segundo Silvana Campello, "Caseara é o portão de entrada e sede do Parque, Estadual do Cantão. Creio que a comunidade de Caseara, tem forte respeito pelo Naturatins". Ela também reitera que a fiscalização nas Unidades de Conservação, no modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs) devem ocorrer muita rigidez.

https://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/7/2/gestao-de-unidades-de-con…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.