VOLTAR

GEF INDÍGENA em MANAUS: A preservação que vem das aldeias

Coiab - http://www.coiab.com.br/
10 de Mar de 2011

Enquanto o agronegócio vai matando todo palmo de mata que encontra pela frente, os povos indígenas seguem preservando a natureza como parte de suas vidas, em um aprendizado coletivo e tradicional, do ensinamento que vem das aldeias.

Manaus, a capital amazônica do mundo recebe do dia 16 a 18 de Março mais uma etapa dos seminários do GEF Indígena. Os seminários já aconteceram nas cidades de Curitiba e Cuiabá, trazendo a contribuição de diversas lideranças indígenas e parceiros que acreditam no protagonismo dos povos indígenas na preservação e conservação de seus territórios.

O projeto GEF Indígena, aprovado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (Global Environment Facility - GEF), tem o apoio do Consórcio Paisagens Indígenas Brasil (PIB), e tem como objetivo reforçar o papel das Terras Indígenas na conservação da biodiversidade e a capacidade que os povos indígenas têm de gerir suas terras com seus usos, costumes e tradições.

A ideia central é criar conselhos e núcleos regionais de atuação para o desenvolvimento de planos de atuação, em parceria com organizações locais, para a implantação do projeto, que foi lançado em 2010. "Com esse seminário pretendemos que o núcleo da região se fortaleça e, com a contribuição de todos, cheguemos a uma política nacional que defenda os interesses dos povos indígenas brasileiros", afirma Helcio Souza, coordenador da Estratégia de Terras Indígenas da TNC.

Durante o evento haverá a troca de experiências, debates, apresentação de iniciativas de sucesso que atenderam as necessidades de povos indígenas brasileiros e, momentos de tomadas de decisões participativas, como a elaboração do Plano de Atividade Regional do GEF Indígena.

Nesse Plano serão definidas as atividades e os núcleos regionais, apoio a construção de Centros de Formação Indígena e discussões sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) que pode ser assinada ainda esse ano pela presidenta, Dilma Rousseff.

Com isso, pretende-se obter mecanismos e ferramentas que permitam reconhecer e fortalecer a contribuição das Terras Indígenas na conservação de recursos naturais, biodiversidade florestal e serviços ambientais. O etnomapeamento, que é a elaboração de mapas que mostram os recursos naturais da Terra Indígena, seus usos e sua situação, feitos pelos membros das comunidades, é uma ferramenta que propicia esse resultado.

O intuito dessas atividades é fazer o diagnóstico e planejamento da gestão ambiental e territorial da TI, com a participação direta dos povos e comunidades, respeitando os usos tradicionais dos recursos naturais e da paisagem e, também, promovendo a sua autonomia.

Os Centros de Formação Indígena também serão abordados pelos participantes. Isso porque se espera reproduzir essa iniciativa em várias regiões brasileiras, com o exemplo do Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI) - uma iniciativa da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), lançado em 2006 e, desenvolvida com apoio da ONG ambiental TNC (The Nature Conservancy). O CAFI é um dos primeiros centros de formação dedicados exclusivamente à capacitação técnica e política de indígenas na Amazônia brasileira. Nele, os jovens recebem treinamento em técnicas de manejo e conservação ambiental, políticas públicas, história do movimento indígena, mudanças climáticas, entre outros temas. Com o sucesso da iniciativa na Amazônia, a intenção é replicá-lo em outros biomas do Brasil.

De acordo com Sonia Guajajara, vice-coordenadora da COIAB, o Gef indígena é um programa originário das demandas da própria base, fruto de uma articulação das organizações indígenas e dos parceiros que vem trabalhando a construção do projeto. "É importante para os povos indígenas à criação e implementação de uma política de proteção aos territórios etnoambientais, do qual todos e todas fazemos parte. Ao longo dos anos aprendemos, de geração em geração, que as nossas vidas estão relacionadas diretamente com a natureza viva e preservada. Então, todo apoio é bem vindo em defesa do nosso inteiro ambiente", lembrou a liderança.

SERVIÇO
Seminário do GEF Indígena - MANAUS
16 a 18 de março
Local: Centro Formação Xare, entre Manaus e Boa Vista.
Para mais informações: (92) 3184-6567 / (92) 81437244 / (92) 8199-2273

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=701&tipo=N

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.