VOLTAR

Garimpo esvazia escolas

O Globo-Rio de Janeiro-RJ
06 de Mai de 2002

O garimpo ilegal na reserva Roosevelt, dos cinta-larga, prejudica a educação dos índios. Segundo a Funai, das oito escolas de ensino fundamental da reserva, seis estão fechadas e duas funcionam precariamente desde 2001, quando o sonho de ficar rico com a extração de diamantes contaminou a reserva. A evasão escolar beira os 90% entre crianças de 7 a 14 anos de idade.

A situação é mais dramática nas aldeias Roosevelt, Flor do Prado, Capitão Cardoso, Cachoeirinha, Aripunã e no posto da Funai 14 de Abril. Embora tenham quase cem alunos matriculados, as escolas estão fechadas. O problema atinge ainda a aldeia Tenente Marques, do cacique João Bravo. Dos 19 alunos matriculados, na escola, apenas seis têm freqüentado as aulas. Isso quando aparece um professor por lá.

- Os professores estão abandonando o magistério porque o garimpo dá muito mais dinheiro. E as crianças também acompanham os pais no garimpagem. Todos correm atrás do sonho de ficar ricos de repente - disse Ângela Maria Silva Santos, uma das coordenadoras de ensino da Funai em Cacoal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.